25/04/2019

O Brasil aumentou em 10% a exportação de café no último mês.

O país contabilizou também o melhor resultado no ano safra 2018 - 2019 em avaliação aos últimos 5 anos anteriores, somando 2,9 milhões de sacas em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O Brasil exportou 2,9 milhões de sacas de café em março de 2019, contabilizando a soma do produto solúvel, torrado, moído e café verde, este montante expressou um crescimento e 10% em comparação ao mesmo mês no ano passado, tais dados foram divulgados pela Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

No período de julho de 2018 até março de 2019 o Brasil exportou 30,9 milhões de sacas, o que representou um aumento de 30% em comparação ao mesmo período em anos anteriores, onde embarcou 23,7 milhões de sacas, só no primeiro trimestre de 2019 o Brasil totalizou 9,9 milhões de sacas exportadas, expressando um crescimento de 25%.

"Os resultados de exportação de café referentes ao mês de março foram muito positivos. O Brasil apresentou boa performance mesmo estando no período de entressafra, com início da colheita do café conilon que acontece em abril/maio no Espírito Santo, Bahia e Rondônia e a colheita do café arábica, em maio/junho nos demais Estados e suas devidas regiões. É importante destacar que o país registrou volumes recordes de exportação nos meses de janeiro a fevereiro”, destaca Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé. “O Brasil segue atendendo seus importadores com competência, responsabilidade e de maneira sustentável. Por isso, caminhamos para fechamento do ano cafeeiro com ótimos resultados no desempenho, atingindo prováveis 40 milhões de sacas exportadas, um volume recorde histórico para o período", mensura o presidente.

Mas, quais são os destinos do café que sai do país? Os três principais destinos das sacas exportadas são receptivamente os Estados Unidos com 1,8 milhão de sacas que soma quase 18% do total embarcado no mês pelo Brasil, em segundo a Alemanha, com 1,7 milhões de sacas, e em terceiro a Itália, que contabilizou 1 milhão de sacas.

 

O relatório completo das exportações de café em março/2019 está disponível no site do Cecafé: http://www.cecafe.com.br/.

por Thais Martins