30/08/2019

Passos para conseguir crédito rural

Com a evolução do agronegócio brasileiro nos últimos anos, o setor acabou se consolidando como o pilar da economia brasileira. Devido sua grande importância o governo tenta estimular o setor através de subsídios como o crédito rural, que através do plano-safra, disponibiliza taxas reduzidas para que o agronegócio se financie e se torne mais competitivo.

Acontece que este crédito é disponibilizado da mesma forma há mais de 20 anos, sendo necessário passar por um processo, demorado e burocrático, que faz com que os produtores rurais prefiram tomar crédito de outras fontes devido a experiência ruim que passam aguardando a liberação do crédito.

Porém a formas de agilizar este processo, e ter acesso a essa grande ferramenta para impulsionar nossa produção e o desenvolvimento do agronegócio.

Nós da Nagro estamos aqui para ajudar, e por isso trazemos 5 dicas que podem agilizar e fazer com que consiga ter acesso aos recursos do plano safra de forma simples e mais rápido do que você imagina.


1 – Procure uma boa assistência técnica:

O objetivo da assistência técnica é estruturar toda a solicitação de crédito para que não falte nenhuma informação no seu cadastro e que faço um estudo detalhado do seu negócio e projete a necessidade real de crédito para a sua propriedade.

2- Escolha a linha de crédito que melhor se adequa a sua necessidade:

São muitas linhas de crédito disponível, custeio, investimento, comercialização, além das modalidades são mais de 43 linhas de crédito para o agronegócio e cada uma com prazos e taxas distintos, de acordo com a aplicação.


3 -  Escolha a instituição que fornecerá o crédito de acordo com a especialidade:

A instituição que fornecerá o crédito é responsável por dar agilidade na operação, buscar gerentes especializados e corpo técnico competente, evita que hajam erros que acabam por deixar o processo mais moroso e demorado.


4 – Prepare todos os documentos necessários antes de pedir o crédito:

Antes de ir solicitar o crédito tenha em mãos toda a documentação necessária, para que depois que começar o processo não tenha que esperar a emissão ou regularização de algum documento. Você pode ver todos os documentos necessários nessa lista.

5 - Acompanhe de perto o processo:

Sempre mantenha contato com seu gerente ou com a pessoa que está dando andamento na solicitação, pois assim você se assegura que o processo não fique parado depois da entrada na instituição financeira. Uma boa relação e proximidade com o fornecedor do crédito fazem total diferença na agilidade da operação.

Com a evolução do agronegócio brasileiro nos últimos anos, o setor acabou se consolidando como o pilar da economia e o grande motor de crescimento do PIB brasileiro.

O crédito rural, volume de capital necessário para custear, investir e comercializar toda a produção do agronegócio brasileiro, ferramenta que tem cada vez mais auxiliado no crescimento do setor agro, estima-se que que mais de 60% de toda a demanda de crédito para o agronegócio seja em  boa parte subsidiada.

por Gustavo Alves